ANCert
Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital

Institucional

Quem somos

 

Fundada em 2011, a ANCert visa representar as Autoridades de Certificação nos diversos fóruns de discussão, proposições e formulação de políticas e regulamentos, notadamente o Comitê Gestor da ICP-Brasil, as Comissões de Ciência e Tecnologia das duas casas do Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ sobre a atividade de certificação digital no país.

Ao longo desta última década, as Autoridades de Certificação Digital testemunharam profundas mudanças sociais, econômicas e políticas do País, marcadas pela consolidação da aplicação e uso de documentos eletrônicos pelo Poder Público, a exemplo das declarações de imposto de renda pela Internet, o sistema público de escrituração digital, o processo judicial eletrônico, as urnas eletrônicas e a modernização dos serviços notariais e de registro.

Nesse período as práticas de certificação digital e uso do documento eletrônico alcançaram níveis de confiabilidade e segurança dignos de figurarem como referência mundial.

Esse nível de excelência foi alcançado graças ao empenho e atuação exemplar de todos os entes que compõem cadeia de produção da certificação digital, especialmente das Autoridades de Certificação Digital – Autoridades de Registro.


Estatuto Social

 

Estatuto de 13 de maio de 2015 da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital.

Clique aqui


Missão

 

Consolidar a importância das Autoridades de Certificação Digital principalmente da garantia de autenticidade dos documentos eletrônicos por intermédio da assinatura eletrônica.

A ANCert tem o compromisso de incentivar a Certificação Digital em todos os segmentos visando a desburocratização, rapidez e segurança em todas as transações eletrônicas.


Visão

 

Um sistema nacional de certificação digital saudável, ético, seguro e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico e social do País e para garantia de preservação dos documentos eletrônicos para as gerações futuras.


Membros da Diretoria


Presidente: AR CAPORALI – Rafael Piacentini Caporali

E-mail: rafael@caporaliseguros.com.br
Formação: Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Corretor de Seguros habilitado pela SUSEP desde 2010, Agente de Registro e Gestor da AR CAPORALI desde 2009, membro da Comissão de AR’s do SINCOR-SP.


1º Vice-Presidente: AR ARPENSP – Sara Cristina Coraini de Souza

E-mail: saracoraini@redeicpbrasil.com.br
Formação: Advogada, consultora em Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, especialista em Ciências Forenses e Direito Penal e Agente de Registro desde 2012.


2º Vice-Presidente: AR POLOMASTHER – Renan Vinícius de Souza

E-mail: renan@polomasther.com.br
Formação: Sócio Diretor da Autoridade de Registro Polomasther e atua como Agente de Registro da ICP-Brasil desde 2006.


3º Vice-Presidente: AR SCORPIUS – Rodrigo Pellizzola da Cunha

E-mail: rodrigo@arscorpius.com.br
Formação: Administrador de Empresa, sócio da Scorpius Corretora de Seguros desde 2007 e membro da comissão das ARs da AC Sincor.


1º Diretor: AR AHEAD – Marco Simonovitch

E-mail: ms@ahead.com.br
Formação: Administrador de empresas, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, corretor de seguros, agente de registro e gestor da AR AHEAD.


2º Diretor: AR SCARAMEL – Vagner Coelho Lemos

E-mail: arscaramel@scaramel.com.br
Formação: Administração de Empresas, está no Mercado Segurador deste 1978. Agente de Registro e Gestor da AR SCARAMEL desde 2007.


3º Diretor: AR VENDSEG –  André Mendes Camillo

E-mail: andrecamillo@vendseg.com.br
Formação: Administração de Empresas pela UNIFEB, atua no mercado de seguros há 15 anos e há 7 anos administra a AR Vendseg.


4º Diretor: AR JM CARDOSO – Laís Carramaschi de Oliveira Cardoso

E-mail: lais@jmcardososeguros.com.br